Étude Contrastive des Règles Concernant le Choix du Verbe Auxiliaire dans les Temps Composés en Français et en Italien
Luciano de Oliveira | 2014
As regras de escolha dos verbos auxiliares nos tempos compostos causam frequentemente problemas aos estudantes de uma língua estrangeira ou de uma segunda língua quando, no idioma estudado, se verifica a possibilidade de dois ou mais auxiliares. Dessa forma, o professor deve dominar essas regras para poder ensiná-las ou simplesmente para seu conhecimento linguístico. O projeto desta pesquisa foi concebido considerando este fato, de modo a poder analisar as regras em questão nas línguas francesa e italiana e identificar a maneira através da qual os diferentes autores as apresentam em suas obras, oferecendo assim ao professor um importante instrumento de estudo. Para isto, foram examinadas diversas gramáticas e diversos manuais de língua publicados nos últimos trinta anos (em sua maioria). Ao final desta análise, as duas línguas foram comparadas com relação aos critérios de escolha do verbo auxiliar e algumas reflexões foram realizadas sobre a apresentação das regras gramaticais em questão no ensino de línguas.